sexta-feira, 5 de março de 2010

PORTFÓLIO

O Portfólio é um conjunto ou coleção daquilo que está ou pode ser guardado num portfólio. O portfólio é uma rica fonte de informação e uma forma de avaliação de modo que num portfólio apresenta amostra de produções, as quais apresentam a qualidade e a abrangência do seu trabalho sendo assim exposto para as observações de especialistas e professores.
O portfólio é um procedimento de avaliação que dá ao aluno a possibilidade de participar do seu próprio progresso e no seu desenvolvimento de aprendizagem, tendo a chance de selecionar as melhores amostras de seu trabalho, para incluí-los no portfólio.
A seleção de apresentar no portfólio as melhores produções é uma forma da auto-avaliação crítica, que envolve o julgamento da qualidade da sua produção e das estratégias de aprendizagem utilizadas, o portfólio oferecem aos alunos a oportunidade de registrar de modo contínuo suas experiências. Essa escolha pelo prtfólio é uma avaliação que favorece a todos os alunos, o desenibido, o tímido, o preguiçoso, o que gosta de estudar, enfim é uma forma do próprio aluno se julgar como sendo ou não capaz de fazer seu portfólio, analisando suas produções e selecionando somente as melhores.
O portfólio promove importante desenvolvimento na reflexão, na auto-avaliação e na análise crítica, fazendo-se possível crescer o potencial de cada aluno.
Portanto o portfólio é uma prática avaliativa comprometida com a formação do cidadão capaz de pensar e de tomar decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário