sexta-feira, 5 de março de 2010

AVALIAÇÃO

Avaliar é refletir sobre os seus atos, sobre suas atitudes, avaliar não se limita somente em atribuir notas, cada pessoa necessita fazer uma auto-avaliação de sí mesma, de atitudes certas ou muitas vezes erradas. Se avaliar, é muito difícil, julgar suas próprias decisões, julgar seus atos é complicado ao mesmo tempo é necessário refletirmos sobre o que acontece com a gente, sobre o que fazemos e como estamos fazendo, avaliasr as atitudes dos alunos envolve os professores nesse ciclo de avaliação, como avaliar um aluno violento, lento, imperativo, então são situações que exige muita competência para atender e solucionar esse conflito que é a avaliação.
Nós educadores precisamos reconhecer que as crianças e os jovens de alguma forma nos imita, então é necessário pensarmos até que ponto nossas atitudes influenciam na reação do comportamento dessas crianças. Muitas crianças se sente incapaz, lento, feinho, fragilizado entre outras coisas mais, por que tirou notas baixas, foi reprovado, e é exatamente neste momento que o aluno se sente com a auto estima afetada, o que é causada pela forma de avaliação. O certo seria avaliar não excluíndo mas, sim indagando por que e como o sistema escolar está fracassando com os alunos, o papel de avaliar do professor é buscar corrigir os fatores que levam esses alunos a terem um desenvolvimento baixo.
Contudo para avaliar, antes de mais nada é preciso descobrir o problema e encontrar a solução, é dessa maneira e desse ponto de vista que poderíamos avaliar no ensino, na aprendizagem e até mesmo nas nossas atitudes do dia-a-dia, avaliação é um processo coletivo, feito por nós.

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